MERCADO PUBLICO MUNICIPAL
 

 Mercado Publico

Restaurado recentemente pela Prefeitura Municipal, o Mercado Público é símbolo da próspera atividade econômca no período da exploração da cana-de-açúcar. Construído por volta de 1880, o mercado era um entreposto para a comercialização dos produtos da cana de açúcar (rapadura, mel, álcool, açúcar, melaço e aguardente).

Quem o construiu foi o Coronel Onofre José Soares ,com recursos próprios, adquirindo assim o direito de explorá-lo durante vinte anos.
A feira, até ali realizada na Rua Grande foi obrigada  a se mudar para o novo prédio,causando uma grande revolta popular.

As fachadas da construção têm ao centro portões de ferro, dentro de vãos com arcos . Nas laterais existem três portões de ferro, também em vãos de arco .O telhado é sustentado por tesouras em madeira sobreposta numa alta coluna interna. O prédio foi tombado pela fundação José Augusto em 21-01-1984 e durante o ano é realizada uma programação com shows de música ao vivo uma vez por semana, num espaço aberto a novos artistas.

 

Escrito por Adriana Ortiz