CEARÁ-MIRIM- CENTRO HISTÓRICO II
 

 
CEARÁ-MIRIM- CENTRO HISTÓRICO II

Na praça central, no alto, vista ao longe da cidade, encontra-se uma bela igreja,a Matriz de Nossa Senhora da Conceição que levou longos 40 anos para ser construída, sendo inaugurada em 1900. O templo foi construído mediante projeto do Frei Serafim e as torres pelo projeto do engenheiro Mr. David Williams, com recursos do governo da província do RN e contribuições da população local; a direção das obras ficou a cargo de José Joaquim de Castro Barroca, do Engenho Verde-Nasce.

Atualmente, a igreja é considerada um dos maiores templos religiosos do Rio Grande do Norte. Com duas torres em estilo gótico, de base quadrangular e terminal em agulha, medindo aproximadamente 36 metros, tem dois sinos: - Um pesa 600 quilos e outro 360 quilos. Em 1889, foram trazidos os sinos em carro-de-boi por dois jovens da época vestidos a caráter - A igreja foi inaugurada em 1900, e mede 57 metros e 20 centímetros de comprimento por 23 metros e 55 centímetros de largura.

O altar-mor da matriz foi inspirado no altar-mor da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, de São Paulo, do início do século XIX e os altares ao lado do altar principal foram construídos gradativamente por pessoas da cidade