A educacao em Ceara Mirim
 

           

O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado para nortear as políticas públicas de melhoria da qualidade das escolas do país. O ideb combina a avaliaçãoo dos estudantes (prova Brasil) e a média de aprovação escolar. A nota dada pelo índice vai de 0 a 10.       

O Ideb prevê metas individuais para cada município e, até mesmo para cada escola. O objetivo e atingir a média 6,0.Não são previstas punições a quem não atingir o objetivo. Os repasses de verba também vão ser baseados nos índices. As redes que atingirem o objetivo recebem mais recursos no ano seguinte. Uma parcela extra de 50% sera adicionada ao montate recebido pelo município.De acordo com o ministério, a idéia é mobilizar as famílias e a sociedade para que cobrem melhorias na educação. É importante que a populacao compare a educação da sua cidade com a educacao de cidades da mesma região.

O resultado do ideb foi divuldado ontem pelo MEC. A média nacional no ideb foi de 3.8% para a primeira fase (1ª a 4ª série) e 3.6% para a segunda fase (5ª a 8ª serie) , muito longe do objetivo que é de 6,0%. Paises desenvolvidos tem o indice em torno de 6,0%. A média do ideb do Rio Grande do Norte foi de 3.6% para a primeira e segunda fases. Em Ceará Mirim a media para a primeira fase foi 2.1% e 2.4% para a segunda fase.

O melhor nível desse ensino na rede municipal no Rio Grande do Norte ficou com a cidade de Acari, que alcançou uma média de 4,7, bem acima da media de Ceará Mirim (2.1%)

A péssima qualidade do ensino de Ceará mirim tambem pode ser medida pelo numero de analfabetos da nossa cidade.30.7% da população de Ceará Mirim com mais de 15 anos é analfabeta. Esse índices é 18.6% para a população entre 10-15 anos.

A população precisa reagir e cobrar dos nossos governantes uma educação de qualidade para a nossa cidade. Nao adianta aprovar um aluno se o mesmo nao tem não atingir a meta estipulada para aquela série ou disciplina. Se queremos educacao de qualidade teremos que lutar por isso. A mobilização da população é a unica arma disponível para exigir dos nossos governantes uma atenção maior para a educação. Voce conhece algum filho da prefeita, ou filho de vereador que estude em escola pública?

ACORDA CEARA MIRIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

escrito por jailson nascimento