A CAMINHADA É FÁCIL E EFICIENTE
 

A CAMINHADA É FÁCIL E EFICIENTE

Pode não parecer, mas caminhar é uma atividade física muito eficiente. Estudos revelam que andar melhora o condicionamento cardiovascular, reduz a gordura corporal, combate a osteoporose e resulta em bem-estar psicológico.

E é por ter todos estes resultados positivos que a caminhada se transformou numa das principais armas contra a depressão. Em quase todos os casos, é a primeira medida que o médico indica ao paciente com este tipo de problema.

Pesquisas científicas mostraram também que pessoas que caminham regularmente têm um aumento na taxa de HDL - conhecido como "bom colesterol", aquele capaz de prevenir problemas cardíacos. Mas para quem está mais preocupado em perder aquelas gordurinhas, uma boa notícia: dependendo da intensidade e da inclinação do terreno, uma pessoa de estatura média pode gastar algo em torno de 400 kcal por hora!

Contudo, quando você for caminhar, lembre-se de beber muita água - antes, durante e depois da atividade física -, use roupas frescas e leves e calce um tênis adequado. Comece num ritmo mais lento, respeitando os limites do seu corpo, depois aumente aos poucos a velocidade e a duração do exercício.


CAMINHAR É UMA DAS MELHORES MANEIRAS DE SE MANTER EM FORMA

Indivíduos que a partir dos 30 anos de idade começam a engordar, principalmente na cintura, têm colesterol alto, aumento de pressão arterial, roncam mais e estão mal condicionados fisicamente devem começar um programa de condicionamento físico regular.

Nosso corpo foi fabricado originalmente para se exercitar diariamente.

A partir dos 30 anos, perdemos músculo, e quanto menos massa muscular, menor será o gasto de calorias em repouso. Não podemos nos dar ao luxo de fazer apenas duas caminhadas por semana e achar que estamos protegidos; é como se o corpo trabalhasse fora das especificações do "Manual de Fabricação". O efeito do exercício físico só dura 48 horas, por isso é importante que a atividade física seja regular e constante.

A associação de atividade física diária e dieta alimentar equilibrada é o melhor remédio para recuperar pessoas com doença coronariana ou que sofreram infarto e outros problemas cardíacos. Além disso, esta também é a fórmula para se prevenir de doenças cardíacas.


MUDANDO OS HÁBITOS

* Se você utiliza transporte público, desça um ponto antes o faça o restante do trajeto a pé. S

* Se você dirige até o trabalho, caminhe durante 15 minutos antes de entrar no carro. Você também pode estacionar a um ou dois quarteirões de distância do seu local de trabalho e caminhar.

* Quando usar o elevador, desça dois andares antes e use as escadas ou, então, nem o utilize...


AS VANTAGENS DA CAMINHADA...

Caminhar somente durante 30 minutos por dia ajuda a:

- prevenir ataques e problemas cardíacos
- controlar a pressão arterial
- reduzir os níveis de colesterol
- tonificar os músculos e fortalecer os ossos
- aumentar os níveis de energia e tirar mais proveito da vida
- controlar o peso
- melhorar o sono
- aumentar o bem-estar físico e mental


COMO CRIAR O HÁBITO DE CAMINHAR

Comece devagar, apreciando o que está a sua volta e, gradualmente, estabeleça meia hora de caminhada por dia.

Use sapatos e roupas confortáveis e faça alongamento antes e depois da caminhada.

Beba um copo d´água antes e depois de caminhar, e evite trajetos longos depois das refeições - o melhor horário para caminhar é pela manhã.

Dê passos moderados no início e no final da caminhada, e lembre-se: caminhar com outras pessoas é bem mais agradável do que sozinho.

* Elisabete Fernandes Almeida